EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO CEARÁ (ETICE) DESENVOLVE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL COM A 3COM
Perfil:
A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará - Etice, empresa pública, vinculada a Secretaria do Planejamento e Gestão - SEPLAG. A ETICE tem por missão ser um instrumento de modernização e fortalecimento da governança, por meio da inovação em TIC, contribuindo para um Estado eficiente, justo e transparente. O Cinturão Digital e a implantação da suíte de gestão governamental são os dois principais projetos inovadores da empresa. Maiores informações sobre esses e outros projetos da Etice podem ser obtidas no endereço: http://www.etice.ce.gov.br/categoria1.
Desafios:
Garantir inclusão digital para o Estado do Ceará, oferecendo tecnologia de ponta e o melhor custo benefício do mercado. O projeto Gigafor, orçado em R$ 1,5 milhão, permitirá a conexão de diversos órgãos e secretarias do Governo do Estado à rede Gigabit Ethernet. Outro projeto de rede metropolitana, desenvolvido em parceria com a 3Com, é o Cinturão Digital. Avaliado em R$ 49 milhões, ele levará fibra óptica a localidades cearenses que não tinham qualquer tipo de acesso digital, beneficiando cerca de 6 milhões de habitantes. A previsão é iniciar a operação em julho de 2009.
Soluções:
A solução utilizada para a rede metropolitana GigaFor, composta inicialmente de 3 anéis com mais de 100Km de fibra óptica na região metropolitana de Fortaleza, contou com os equipamentos da família 4800G para garantir a oferta de uma rede multiserviços para o Estado. Já os órgãos utilizam switches da família 4500G para a camada de distribuição, e switches da família 4210 para as bordas.
Principais Benefícios:
As soluções de Metro Ethernet reduzirão em 60% os custos do Governo do Ceará com os serviços de telecomunicações, garantindo, também, alta velocidade e interoperabilidade, visando à inclusão digital da população. Outro benefício será o modelo de negócios do Cinturão Digital, onde várias empresas poderão competir no fornecimento de serviços voltados para o governo e para a população. “Com o backbone do governo, será fomentada a competição nos serviços de última milha”, ressalta Fernando Carvalho, presidente da Etice.
A rede Gigafor:
A rede Gigafor é uma iniciativa do Governo Estadual, cuja finalidade é interligar os seus órgãos em Fortaleza com alta velocidade. Inicialmente o órgão responsável por executar a Rede, a Etice, ativará os pontos previstos na primeira fase, as sedes de setoriais. No entanto, já está sendo projetada a segunda fase, a expansão da Rede, que visa conectar todos os pontos do Governo na capital.
Para isso, os técnicos da Etice estão distribuindo switches e ativando a fase inicial da Rede Gigafor, para uso do Governo.
Com o intuito de manter o bom funcionamento e a sustentabilidade da Rede, alguns pontos são imprescindíveis de esclarecimento:
- A rede Gigafor é fruto do Convênio firmado entre o Governo/COELCE/MCT-RNP. O Convênio estabelece que a SEPLAG/Etice utilizará gratuitamente a infraestrutura de postes da Coelce e, em contrapartida, a Coelce terá o uso gratuito de quatro fibras apagadas nos cabos ópticos do Governo na Gigafor. Quanto ao que cabe a RNP, o acordo prevê o fornecimento de seis fibras apagadas ao Governo (duas delas destinadas exclusivamente ao sistema de vigilância eletrônica da SSPDS), e em contrapartida, o Governo provê a manutenção das fibras da RNP.
- O Governo está prevendo outros convênios de compartilhamento de fibras com a Prefeitura de Fortaleza, a expansão da RNP e outros usos, daí a necessidade de termos uma reserva de fibras no cabo.
- A Etice contratou 2 links Internet redundantes de 150 Mbps (Intelig e Global Crossing) e adquiriu ativos de core e segurança (IPS). E está licitando a Gerência da rede como serviço (R3C). Vale mencionar que, desde o início do ano corrente, foi contratada empresa terceirizada de manutenção das fibras.
- A posteriore serão repassados aos órgãos instruções quanto a contribuição pecuniária de cada um para cobrir custos de manutenção e conectividade, que está sendo definida pelo Comité Superior de TIC do Governo;
- As setoriais que desejam fazer parte da expansão da rede devem enviar seus pontos com coordenadas (latitude, longitude) à Etice aos cuidados da Diretoria de Cidadania Eletrônica, que otimizará o projeto, de forma a observar a economicidade e restrições contratuais.
- A Etice elaborará um Plano de Expansão da rede e realizará Pregão de Registro de Preços para fibras e lançamento de fibras. Toda fibra adquirida por setoriais deverá ser incorporada à Gigafor, por meio de Termo de Doação à SEPLAG. Toda incorporação de fibras deve ter o projeto executivo previamente aprovado.
- Por razões já elencadas acima, usaremos na expansão da rede os mesmos cabos já instalados, ou seja, cabos dielétricos monomodo de 36 fibras. Notem que o órgão, ao se conectar, estará se beneficiando de toda a rede, da Internet e dos convênios firmados.
- Apesar do sensível aumento de velocidade da Gigafor, a Etice solicita aos gestores que continuem zelando pelo uso das suas redes locais, no sentido de evitar o uso abusivo de banda, notadamente coibindo acesso a áudio e vídeo que não estejam ligados ao trabalho.